Mealhada procura potenciar negócios com o Brasil

27 outubro, 2022

Mealhada procura potenciar negócios com o Brasil

O Município da Mealhada recebeu a visita da Câmara de Comércio de Santa Catarina, no Brasil, para um encontro de networking com empresários locais. Dos vinhos à produção de mel, da hotelaria e restauração ao setor tecnológico e de inovação, da cultura ao turismo, muitas foram as áreas identificadas com potencial de negócio, quer para empresários portugueses, quer para empresários brasileiros.

O Espaço Inovação Mealhada acolheu a missão Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil – Portugal para apresentação da FIN Brasil – Feira Internacional de Negócios, que vai decorrer em março de 2023, num encontro que juntou empresários do concelho e da região, tendo em vista o potencial de negócio entre o nosso país e o Brasil. O objetivo foi promover contactos e apresentar as empresas e os produtores da Região, criando oportunidades para novos mercados, trocas comerciais e relações institucionais que valorizam a dinâmica de aproximação entre Brasil e Portugal.

"A Mealhada foi identificada como tendo importância estratégica e só podíamos responder afirmativamente ao convite da Câmara de Comércio da Região das Beiras, que está a apoiar esta missão Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil – Portugal. Esta iniciativas têm uma enorme importância para a economia e foi já identificada a oportunidade de participarmos, com empresários, na missão ao Brasil, recorrendo a uma candidatura ao apoio à internacionalização", sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Estiveram presentes empresários de setores como a agricultura, nomeadamente produção de kiwis, cogumelos, azeite e vinhos, a hotelaria e ainda empresas de base tecnológica, que aproveitaram a oportunidade para apresentar os recursos e produtos do concelho e da região.

"A cooperação e o desenvolvimento de parcerias ao nível institucional, das associações empresariais e das empresas e agentes económicos são, para o Executivo, a chave para o desenvolvimento e posicionamento da região. O Município surge aqui como um canal de facilitação de diálogo entre empresários dos dois países, que, nos dias de hoje, é fundamental para o aproveitamento das potencialidades e oportunidades de novos investidores e negócios", explica Filomena Pinheiro.