O que é?
A Rede de Mentores da Mealhada é a plataforma, disponibilizada pelo Município da Mealhada, de partilha de experiência e know-how dos profissionais mealhadenses na criação, desenvolvimento e gestão de empresas, com os novos empreendedores que tenham uma nova ideia de negócio e/ ou projeto a instalar no concelho da Mealhada.
Se considera ter o perfil indicado para ajudar os novos empreendedores durante a criação e crescimento da sua empresa, então é a pessoa certa para este desafio! Faça parte da comunidade que quer dinamizar o ecossistema local da Mealhada.
Como funciona?
1º Inscreva-se como mentor ou novo empreendedor através do preenchimento dos nossos formulários;
2º A Câmara Municipal da Mealhada dá o seu parecer de aceitação;
3º Acesso aos contactos da rede de Mentores por parte dos novos empreendedores;
4º Pedido de apoio por parte dos novos empreendedores aos mentores na sua área de especialização;
5º Contacto em data e hora combinada.
Inscreva-se na Rede de Mentores da Mealhada
Para mais informações, consulte o Guia Rede de Mentores da Mealhada.
A Rede de Mentores da Mealhada é uma iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada, inserida no projeto do Gabinete de Apoio ao Investidor Mealhada, promovido pelo Inov C 2020.
No que respeita ao assunto ou assuntos tratados no documento, há duas formas de exprimir a informação contida no documento: a INDEXAÇÃO e a CLASSIFICAÇÃO.
Um exemplo de CLASSIFICAÇÃO é a Classificação Decimal Universal (C.D.U.), que é a usada nas bibliotecas do nosso Concelho para classificar e também para elaborar cotas.
A INDEXAÇÃO é feita a partir de listas de termos controlados em linguagem natural, ou seja, a cada documento aplica-se um ou vários termos que representem o tema ou temas aí tratados e em que a linguagem utilizada é aquela que usamos todos os dias (daí se chamar natural). Mas estes termos têm de ser controlados para evitar a utilização de sinónimos e outros casos que possam provocar ambiguidades.
Um dos instrumentos usados neste controlo é o thesaurus, que é uma lista de autoridade de termos e que obedece a regras muito próprias e rigorosas. Traduz as noções expressas em linguagem natural numa linguagem artificial, a linguagem documental, em que se procura retirar toda a ambiguidade que um determinado termo possa conter.
Quando não se tem acesso a um instrumento tão sofisticado, costuma-se elaborar uma lista de autoridade menos rigorosa e de cariz algo precário.
Vejamos o exemplo clássico de "casamento" e "matrimónio", que, não querendo dizer exactamente a mesma coisa, são usados normalmente como sinónimos. Se tivéssemos dois documentos na biblioteca sobre o tema e aplicássemos a um o termo "casamento" e a outro "matrimónio" um leitor que fizesse uma pesquisa por um dos termos só recuperava um documento e não os dois. Para evitar esta ambiguidade, a biblioteca deverá adoptar apenas um dos termos e utilizar sempre o mesmo critério, elaborando uma lista de termos a usar e indicando a forma como os respectivos sinónimos e quase-sinónimos deverão ser reconvertidos nos termos adoptados. Os thesaurus (ou tesauros), são listas de termos organizados por especialistas e tecnicamente mais evoluídos do que uma simples lista de termos controlados.
Dissemos acima que deveremos registar logo desde o início as palavras-chave referentes ao tema que estamos a tratar. Quando fazemos uma pesquisa por assunto ou tema (indexação ou classificação), é muito importante saber "fazer as perguntas" no catálogo ou no motor de busca e, para isso, podemos utilizar as palavras-chave.
Para se fazer uma pesquisa ainda mais eficientemente através do assunto, devemos associar as palavras-chave aos termos controlados. Estes termos são chamados cabeçalhos de assuntos, os quais consistem numa palavra ou conjunto de palavras representando o(s) assunto(s) contido(s) no documento mas sem ambiguidades. A grande diferença entre palavras-chave e cabeçalhos de assuntos é que os primeiros não são controlados e podem produzir ruído e os segundos são controlados e os resultados poderão ser mais fiáveis.
Esta operação vai permitir que os termos sirvam de ponto de acesso a partir do tema ou assunto. Chamamos aos termos controlados que servem para aceder ao documento "cabeçalho de assunto".
Mais acima referimos que podemos estabelecer acesso ao documento de muitas formas. Uma delas é pelo assunto. Uma pesquisa pelos "cabeçalhos de assuntos" é, em princípio, mais eficiente no que respeita a consulta de catálogos de qualidade.
Nos motores de busca do tipo Google tanto faz, uma vez que nestes instrumentos não há controlo dos termos utilizados e, consequentemente, produz-se uma recuperação de qualidade relativamente baixa.