Espaço Inovação Mealhada realiza workshop Cybercrime: um jogo perigoso para adolescentes

14 maro, 2022

Espaço Inovação Mealhada realiza workshop Cybercrime: um jogo perigoso para adolescentes

O Espaço Inovação Mealhada vai realizar, no próximo dia 25 de março, pelas 18h, o workshop "Cybercrime: um jogo perigoso para adolescentes", onde serão abordadas temáticas como o bullying, grooming, bem como as ferramentas de que os pais dispõem para defender os adolescentes destes perigos.

O workshop será dividido em duas partes: uma primeira, com a participação de um técnico especialista da Polícia Judiciária, que abordará temas como "os perigos por detrás das plataformas digitais", "os perigos em colocar informação pessoal online", "Cyberbulliyng", "Cyberstalking" e "Grooming". Haverá ainda uma parte dedicada a dar a conhecer as ferramentas disponíveis no mercado para monitorizar a atividade online dos adolescentes nas várias plataformas digitais, nomeadamente redes sociais, chats, plataformas de jogos, etc.

A segunda parte será focada nos aspetos comportamentais dos adolescentes. A psicóloga do Município, Sandra Tatá, irá falar sobre os sinais e sintomas apresentados pelas vítimas de bullying e sobre a questão de quando o bully é o nosso filho. Abordará ainda os locais e tipos de ajuda disponíveis para lidar com estas situações. 

Com esta ação, pretende-se alertar os pais para os perigos do uso das plataformas digitais, numa época em que a internet se tornou numa poderosa ferramenta de inclusão digital, mas em que existem muitos pais que, por falta de tempo ou por não estarem capacitados das ferramentas e conhecimentos necessários, não conseguem supervisionar a atividade online dos seus filhos.

Com início às 18h, o evento terminará às 19h30. É presencial e com transmissão online.

A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória (espacoinovacao@cm-mealhada.pt ou através do formulário https://bit.ly/3KHSJQi).