Espaço Inovação Mealhada reabre candidaturas a salas de trabalho

13 janeiro, 2021

Espaço Inovação Mealhada reabre candidaturas a salas de trabalho

O Espaço Inovação Mealhada (EIM) está a aceitar candidaturas para ocupação de salas de trabalho que, entretanto, ficaram vagas devido à saída de entidades que completaram o limite de permanência neste equipamento municipal.

A apresentação das candidaturas processa-se, numa primeira fase, com o preenchimento e submissão de um formulário de pré-candidatura, disponível no website do EIM, em espacoinovacao.cm-mealhada.pt. Depois, o candidato será convidado a constituir o dossiê de candidatura, que consiste na junção dos documentos que vêm mencionados no Regulamento de Utilização e Funcionamento do EIM.

O processo de análise e seleção das candidaturas será, em seguida, levado a cabo por uma comissão de avaliação, sendo critérios de avaliação o grau de inovação das ideias, a contribuição para o aproveitamento das potencialidades locais e regionais, a exequibilidade do projeto, o potencial de criação de emprego e a adequação do perfil, competências técnicas e experiência do(s) titular(es) da candidatura à implementação do projeto. Terminada esta fase de análise e seleção, que contempla também uma entrevista, os projetos candidatos, considerados elegíveis, poderão ocupar as salas de trabalho.

No website do EIM encontram-se todas as informações necessárias para submeter uma candidatura à utilização de uma sala de trabalho, mas quaisquer esclarecimentos também poderão ser obtidos pelo telefone 231 281 513 ou através do endereço eletrónico espacoinovacao@cm-mealhada.pt.

Recorde-se que o EIM é um equipamento tutelado e gerido pela Câmara Municipal da Mealhada. Resulta de uma intervenção de requalificação de um antigo edifício, onde funcionaram, durante décadas, os serviços do matadouro municipal, assumindo, por isso, elevada importância para a identidade e história do concelho, enquanto elemento de referência na memória da população residente.

O EIM é um projeto sem objetivos financeiros e assume-se como um espaço multifuncional, aberto à comunidade, de acolhimento gratuito de ideias e projetos inovadores em diferentes fases de desenvolvimento, de diferentes agentes, entidades e áreas, que visem a promoção dos recursos endógenos da região, o crescimento económico, a coesão e o desenvolvimento sustentável do concelho e da região.

Em maio de 2016, o EIM começou a acolher projetos (oito, inicialmente) e a estabelecer as primeiras parcerias, disponibilizando dez gabinetes com mobiliário (um deles com oito postos de trabalho), serviço de receção, recolha e distribuição de correio, internet, água, eletricidade, limpeza e acesso a um conjunto de espaços de uso comum, entre os quais uma sala de reuniões, uma sala de formação/auditório e uma sala multifuncional. Até agora, já deram entrada neste espaço 38 candidaturas e mereceram acolhimento 33.

Ao longo destes quase cinco anos de existência, o EIM tem permitido que os seus utilizadores não suportem custos de instalação em fases embrionárias e decisivas para o arranque dos seus projetos, possibilitando a canalização dos investimentos para as suas atividades e reduzindo os riscos a eles associados. Para além do apoio direto, através da disponibilização gratuita de instalações e serviços, a utilização deste espaço permitiu uma maior proximidade entre entidades, que acabou por se traduzir na partilha de experiências e na criação de sinergias entre projetos empresariais. A par da alavancagem à criação de projetos empresariais, o EIM acompanhou o processo de internacionalização de várias empresas.  Ao proporcionar apoio através da disponibilização de instalações e de serviços, o município tem conseguido a fixação de empresas no concelho.

Entre outras iniciativas, o EIM tem levado a cabo, nos espaços de uso comum, sessões de divulgação e esclarecimento, conferências, seminários e workshops, que são divulgadas nos meios de comunicação de que dispõe, como é o caso do website do EIM, renovado no ano passado, que contém, entre outras, informações sobre as características deste espaço, meios e serviços que disponibiliza, candidaturas à utilização de salas de trabalho e Regulamento de Utilização e Funcionamento do EIM. Tem também uma página de facebook https://www.facebook.com/EspacoInovacaoMealhada, que tem servido para divulgar eventos, de organização própria e não só, e ainda publicações diversas no âmbito das áreas do empreendedorismo e da inovação.