Miniaturas em cortiça em exposição no município

05 maro, 2020

Miniaturas em cortiça em exposição no município

Transformar rolhas de cortiça em personagens de fantasia, em pequenas casas, castelos, aldeias e quadros. A exposição "Miniaturas em cortiça", no âmbito do BioFestival de Primavera, que se realiza dias 21 e 22 de março, está patente no Centro de Interpretação Ambiental, no Espaço Inovação Mealhada, na Biblioteca Municipal e no Posto de Turismo da Mealhada.

A exposição mostra a criatividade de Samuel Machado, que, a partir de rolhas de cortiça, criou vários mundos. No Centro de Interpretação está representada a "aldeia rural", enquanto na Biblioteca está um "Mundo da Fantasia". O Espaço Inovação da Mealhada recebeu peças de "Eco DeCoração" e o tema da exposição no Posto de Turismo é "Agua, Pão, Vinho e Leitão", numa alusão às 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada.

A cortiça, que assume um papel de destaque em todo o projeto, provém de rolhas já utilizadas que são totalmente transformadas de forma manual. Samuel Machado junta-lhes o cartão, a madeira, o esferovite e outros tantos materiais recicláveis e cria mundos diferenciadores e decorativos, oriundos destes produtos objeto de reciclagem.

Samuel de Oliveira Machado, licenciado em Animação Socioeducativa, pós-graduado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, conta com um percurso profissional de mais de 15 anos ligado ao trabalho com a infância e juventude, onde se destacam trabalhos como educador de centro de acolhimento para crianças e jovens, animador sociocultural em contexto escolar e o desenvolvimento de vários projetos de intervenção social nas áreas da economia solidária e artes plásticas.

Esta exposição, que estará patente até final do mês, decorre no âmbito do BioFestival de Primavera, evento que vai realizar-se, dias 21 e 22 de março, no Parque da Cidade da Mealhada, e que conta com conferências, workshops, jogos, mercadinho, ateliês para crianças, música, entre muitas outras atividades.

O BioFestival de Primavera é dirigido às famílias, procurando, por isso, trazê-las para a floresta e proporcionar-lhes momentos de comunhão com a natureza, quer passeando, quer fazendo um piquenique com as iguarias que podem ser adquiridas no "Cantinho dos Sabores de Primavera".