Oportunidades na Economia do Espaço

04 novembro, 2019

Oportunidades na Economia do Espaço

O Espaço Inovação Mealhada acolhe, no dia 15 de novembro, das 17h30 às 19h30, o Space just for You – Oportunidades na Economia do Espaço, uma sessão de informação dinamizada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), através do Departamento de Valorização do Conhecimento e Inovação, que visa dar a conhecer as oportunidades que existem para as empresas na economia do espaço.

Nesta sessão, dirigida a empresários e empreendedores, serão apresentados os vários programas coordenados pelo IPN enquanto ESA Space Solutions Portugal: o programa de incubação, a transferência de tecnologia e o financiamento de aplicações terrestres. Será também dado a conhecer o Astropreneurs, um programa de aceleração para startups com ideias de negócio que utilizam ativos espaciais, complementado com formação e acesso a networking com a comunidade do espaço, a nível europeu.

São ativos espaciais os dados e imagens provenientes de satélites de observação da Terra - Earth Observation, de satélites que fornecem informação de posicionamento e tempo e de satélites de navegação e de comunicação. São também ativos espaciais os equipamentos que são ou podem ser colocados no espaço (por exemplo, um satélite ou um lançador), ou equipamentos terrestres que apoiam diretamente a atividade no espaço, incluindo todas as tecnologias, arquiteturas, software, técnicas, ferramentas, sistemas, hardware, modelos, componentes, materiais, etc., desenvolvidos para integrar esses equipamentos.

 

Informações sobre o projeto Astropreneurs (Fonte: www.ipn.pt)

O Astropreneurs, projeto europeu coordenado por Portugal através do IPN, tem como objetivo alavancar novas ideias de negócio direcionadas ao mercado espacial ou que incorporem tecnologia espacial em aplicações terrestres, através de um programa de mentoria,

Reúne diversos parceiros da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Reino Unido e República Checa e gere um orçamento de dois milhões de euros para acelerar 150 startups que encontrem no Espaço novas oportunidades de negócio. Financiado pela Comissão Europeia, através do Programa H2020, este projeto pretende criar novos negócios, gerar emprego e estimular o crescimento económico em cooperação com a indústria, investidores e instituições nacionais e europeias.

Cerca de 500 empreendedores vão ter acesso a uma formação intensiva, que inclui 50 horas de mentoria e consultoria, conduzida por 100 peritos, para apoiar os empreendedores na aceleração dos seus projetos e na captação de financiamento público e privado, visando uma mais rápida entrada e consolidação no mercado.

Para ajudar a transformar ideias promissoras em negócios viáveis, o Astropreneurs abre a porta a uma vasta rede de investidores, indústria e agências de apoio que integram a chamada "economia do Espaço", para que as empresas tirem o máximo partido dos mercados-alvo e das oportunidades globais. Os empreendedores têm ainda acesso a um conjunto de workshops técnicos e a reuniões com os principais 'stakeholders' da indústria espacial.

 

A relação do IPN com o Espaço

Durante muito tempo, o setor espacial foi mais vocacionado para objetivos estratégicos relacionados com a ciência e exploração do Espaço. Contudo, essa realidade tem vindo a mudar e este setor tem atraído cada vez mais a atenção de outros atores, como estados, empresas e investidores privados. A "economia do Espaço" tornou-se um setor com impacto real, trazendo inovações disruptivas e muitas novas oportunidades de negócio, sobretudo quando aplicadas a outros setores terrestres da economia.

Desde a sua criação que o IPN tem uma forte ligação ao setor espacial, com a incubação de algumas empresas espaciais portuguesas, tais como a Critical Software e a Active Space Technologies, e de empresas com origem no setor do Espaço como, por exemplo, a Feedzai.

A relação do IPN com a Agência Espacial Europeia (ESA), fruto do sucesso de programas de transferência de tecnologia, conduziu à criação, em 2014, de uma incubadora de empresas portuguesas da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal), sediada em Coimbra e coordenada pelo IPN. O ESA BIC Portugal é um dos 18 atuais centros de incubação da ESA, onde são apoiadas startups que estão a transferir tecnologia do Espaço para mercados terrestres, criando novos serviços e produtos em diversos setores da economia, em áreas como a saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana.

 

Programa

"Space just for You – Oportunidades na Economia do Espaço"
15 de novembro | 17h30>19h30 l EIM
Inscrições: http://BIT.LY/33asOL4 ou 231 281 513 (participação gratuita)