Exposições sobre cogumelos integram ciclo BioInovação

10 outubro, 2019

Exposições sobre cogumelos integram ciclo BioInovação

Os cogumelos estarão no centro do Ciclo de Eventos BioInovação com quatro espaços de exposição que lhes são dedicados. De 21 de outubro a 15 de novembro, estes fungos mostram as suas variadas formas, texturas e sabores no Espaço Inovação Mealhada, no Centro de Interpretação Ambiental, na Biblioteca Municipal e no Posto de Turismo da Mealhada.

O Espaço Inovação Mealhada (EIM) terá patente a exposição "Cogumelos em Selos", que reúne uma coleção de mais de 2 mil selos de cogumelos, de dezenas de países e mais de 750 peças filatélicas (blocos, folhas de selos, cartas circuladas e não circuladas, cartas com blocos, cartas com carimbos de cogumelos, postais, bilhetes postais e postais máximos).

Já o Posto de Turismo da Mealhada terá "Cogumelos à Mesa", uma apetitosa seleção de fotos de especialidades gastronómicas com este alimento. A Biblioteca Municipal da Mealhada exibe a "Exposição Centenária de Esculturas de Cogumelos", cujo espólio, existente há mais de cem anos, reproduz, à escala, 109 espécies de cogumelos mais comuns em Portugal. E o Centro de Interpretação Ambiental, com a "Exposição Viva de Cogumelos", ensinará a identificar e produzir cogumelos. As exposições poderão ser visitadas durante o horário de funcionamentos de cada um dos equipamentos municipais.

O Ciclo de Eventos BioInovação é uma organização do EIM, que tem como objetivo partilhar conhecimentos relacionados com inovação inspirada na natureza. A primeira iniciativa tem como tema a "Biocriatividade" e visa dotar os participantes de ferramentas que os ajudarão a criar ideias bio no seu quotidiano. Realiza-se dia 18 de outubro, entre as 17h30 e as 19h30, no EIM.