Gabinete de Apoio ao Investidor abre portas no Espaço Inovação Mealhada

28 fevereiro, 2019

Gabinete de Apoio ao Investidor abre portas no Espaço Inovação Mealhada

O Gabinete de Apoio ao Investidor (GAI) já está a funcionar no Espaço Inovação Mealhada (EIM). Esta estrutura, que resulta de uma parceria com a Universidade de Coimbra no âmbito do programa "Inov C 2020", vai apoiar novas empresas e outras já existentes que procurem novas ideias e negócios.

O Gabinete de Apoio ao Investidor no EIM insere-se na Rede de Apoio ao Empreendedorismo que o programa da Universidade de Coimbra (UC) pretende criar. Jorge Figueira, chefe da Divisão de Inovação e Transferências do Saber da UC explicou, na cerimónia de apresentação, esta manhã, que, desta forma, a UC chega "mais próximo dos territórios" e procura que o "conhecimento esteja alinhado com as necessidades das pessoas", contribuindo para que" a região seja mais forte, mais competitiva e consiga fixar talentos".

No GAI, o investidor pode procurar formação, assistência técnica, serviços especializados, apoio na procura de financiamento, apoio para concretizar o seu novo projeto ou, no caso das empresas já existentes, desenvolver uma nova unidade produtiva, um novo negócio. O espaço funcionará no EIM e está de portas abertas a todas as empresas do município, como referiu Daniel Silva, gestor de Ciência e Tecnologia.

Nuno Canilho, vereador da Câmara Municipal da Mealhada, sublinhou a centralidade da Mealhada em termos de vias de comunicação e a vantagem competitiva da mesma no que se refere à atração de empresas e incentivo aos negócios. E convidou os empresários a tomarem contacto com esta nova estrutura. "Quem tem uma ideia e procura uma oportunidade de a materializar deve procurar o GAI, seja um novo empresário ou um já estabelecido", afirmou o autarca.

O Espaço Inovação Mealhada

O Espaço Inovação Mealhada foi inaugurado em maio de 2016, depois de uma obra profunda de transformação do antigo matadouro municipal da Mealhada. É um espaço multifuncional, que disponibiliza salas de trabalho, bem como sala de conferências/formação, devidamente equipada com meios audiovisuais. O projeto não tem objetivos financeiros, mas sim de desenvolvimento e de apoio à população, constituindo-se como um equipamento de acolhimento a iniciativas inovadoras, de coexistência de diferentes áreas, entidades e projetos, e de estímulo à participação ativa no processo de crescimento e desenvolvimento local, regional e nacional.

O Inov C 2020

O INOV C 2020 é um projeto estratégico cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de abril de 2017 e 17 de abril de 2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.627.614€, sendo o montante de 1.383.472€ financiado pelo FEDER.

Do consórcio INOV C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra, fazem parte dez parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley.

O objetivo do projeto INOV C 2020 é consolidar a Região Centro enquanto referência nacional na criação de produtos e serviços resultantes de atividades de Investigação & Desenvolvimento. A consolidação do Ecossistema de Inovação, através da incorporação de uma oferta ampla de recursos, infraestruturas e respostas a desafios específicos, faz também parte da sua missão. O INOV C 2020 segue-se ao Programa Estratégico INOV C, executado entre 2010 e 2015.