Bôla de rojões integra Gastronomia da Mealhada

31 janeiro, 2017

Bôla de rojões integra Gastronomia da Mealhada

A bôla de rojões é a mais recente iguaria a integrar a gastronomia da Mealhada. O lançamento aconteceu recentemente no Espaço Inovação Mealhada, pela mão da Docealhada.

A Bôla de Rojões da Bairrada é um produto inovador, de base regional, concebido e desenvolvido pela Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha, que detém a marca registada do produto. Chega à Mealhada pela mão da Docealhada, uma doçaria conhecida, sobretudo, pelo bolo doce regional da Mealhada, conhecido como folar, e pelo bolo-rei, eleito, em 2016, como o melhor do país, no concurso nacional da ACIP.

A bôla nasceu de uma ideia da Mordoma Ivone Almeida e foi tornada realidade numa refeição de amigos. Foi posteriormente partilhada com a Mordomia da Confraria, que pegou na "criação" e lançou o desafio ao chefe João Moreira, Confrade de Honra da Confraria. O chefe lançou mãos à obra e, com uma excelente mistura de três cereais, fez "germinar" a " Bôla de Rojões da Bairrada", que já é uma marca registada, detida pela Confraria.

A confraria estabelece parcerias com doçarias ou pastelarias para a produção e comercialização da mesma, tendo a Docealhada merecido a sua confiança. Com esta parceria, a bôla de Rojões da Bairrada passará a estar disponível na Mealhada.

O Espaço Inovação Mealhada

O Espaço Inovação Mealhada foi inaugurado em maio de 2016, depois de uma obra profunda de transformação do antigo matadouro municipal da Mealhada. É um espaço multifuncional, que disponibiliza salas de trabalho, bem como sala de conferências/formação, devidamente equipada com meios audiovisuais. O projeto não tem objetivos financeiros, mas sim de desenvolvimento e de apoio à população, constituindo-se como um equipamento de acolhimento a iniciativas inovadoras, de coexistência de diferentes áreas, entidades e projetos, e de estímulo à participação ativa no processo de crescimento e desenvolvimento local, regional e nacional.