Conferência sobre inovação e economia local foi um sucesso

27 janeiro, 2017

Conferência sobre inovação e economia local foi um sucesso

A primeira conferência do Ciclo de Conferências do Espaço Inovação Mealhada (EIM) foi um espaço de partilha entre oradores e empreendedores.

A primeira preleção do Ciclo de Conferências do Espaço Inovação Mealhada (EIM) foi um sucesso. Dedicada a temáticas como a Inovação, Empreendedorismo e Economia Local, a conferência foi um espaço de partilha entre oradores e público presente. Pedro Paiva, formador, auditor e consultor em Qualidade e Inovação, abordou formas de trilhar um caminho de inovação, dos desafios a enfrentar e das formas de ultrapassar barreiras quando se decide criar uma cultura inovadora numa organização.

A segunda parte da sessão contou com Ana Fonseca, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade e IDI, e com Pedro Graça, do Departamento de Inovação, ambos da empresa J. Prior, Fábrica de Plásticos, que apresentaram um caso de sucesso de implementação de um sistema eficaz de Gestão da IDI, através da sua experiência numa empresa familiar.

O ciclo de conferências do EIM tem periodicidade mensal. A próxima acontecerá dia 23 de fevereiro e será dedicada aos Incentivos para o Setor do Turismo. O orador será Gonçalo Gomes, do Núcleo de Apoio aos Empresários, Empreendedorismo e Investimento Turístico da Turismo Centro de Portugal

Os objetivos passam por facilitar o acesso de empresas, associações e instituições da região a informação relevante para a promoção da inovação e do desenvolvimento económico da região, bem como fornecer ferramentas que permitam aos empresários e empreendedores ultrapassar as barreiras e os desafios relacionados com a implementação de novas ideias e práticas nos seus projetos.

O Espaço Inovação Mealhada

O Espaço Inovação Mealhada foi inaugurado em maio de 2016, depois de uma obra profunda de transformação do antigo matadouro municipal da Mealhada. É um espaço multifuncional, que disponibiliza salas de trabalho, bem como sala de conferências/formação, devidamente equipada com meios audiovisuais. O projeto não tem objetivos financeiros, mas sim de desenvolvimento e de apoio à população, constituindo-se como um equipamento de acolhimento a iniciativas inovadoras, de coexistência de diferentes áreas, entidades e projetos, e de estímulo à participação ativa no processo de crescimento e desenvolvimento local, regional e nacional.

Neste local, cuja reconversão ascendeu a 900 mil euros, existe ainda o Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE) da Câmara Municipal da Mealhada, criado no âmbito da parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), que presta informações, apoio e aconselhamento a todos os que pretendam implementar o seu próprio projeto empresarial.