Espaço Inovação deverá estar concluído em maio do prÓximo ano

12 novembro, 2013

Espaço Inovação deverá estar concluído em maio do prÓximo ano

O Executivo Municipal da Mealhada visitou, esta manhã, a empreitada do Espaço Inovação. Um equipamento destinado à promoção do desenvolvimento económico, que vai contemplar 10 gabinetes, com a versatilidade de poderem ser transformados em mais, duas salas polivalentes, uma sala de formação, um gabinete de receção, uma cafetaria e instalações sanitárias. A empreitada teve início em abril do ano passado, foi entregue à empresa Hoturb – Sociedade de Construções SA. por cerca de 780 mil euros + IVA, e deverá estar concluída do início de maio do próximo ano.

Chama-se Espaço Inovação e está a nascer nas antigas instalações do matadouro municipal. O Presidente da Câmara, Rui Marqueiro, foi hoje conhecer a obra, que foi apresentada pelo arquiteto Rui Rosmaninho, e ficou agradado com o que viu, salientando a importância deste novo equipamento. “é o primeiro que existe no concelho e é prioritário. é um espaço de promoção do desenvolvimento económico do concelho, destinado a empresas e empresários em nome individual que se queiram instalar, e que vai acolher também o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo”, adiantou Rui Marqueiro, avançando ainda que a empreitada deverá contar com apoio comunitário. “Para já é uma promessa, mas tudo vai ficar decidido na próxima reunião da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que deverá realizar-se em dezembro”, sublinhou.

O edifício, de dois pisos, foi pensado para ser polivalente e versátil. Os 10 gabinetes existentes – cinco em cada piso – poderão ser transformados em mais, recorrendo a estruturas em alumínio cromado, compostas por painéis amovíveis para os dividir. E mesmo as duas salas polivalentes são transformáveis em auditórios e também poderão ser divididas, criando quatro áreas de trabalho. O espaço conta ainda com uma sala de formação de 50 lugares, um gabinete de receção, uma cafetaria e instalações sanitárias. “O edifício foi pensado para ter espaços adaptáveis, polivalentes, e para ter baixa manutenção, já que todas as divisões têm luz natural. Só à noite é que vai ser preciso ligar a luz”, avançou o projetista Rui Rosmaninho.

A empreitada de remodelação do espaço arrancou em abril do ano passado e deverá estar concluída em maio do próximo ano. A obra foi entregue à empresa Hoturb – Sociedade de Construções SA., de Oliveira do Bairro, por cerca de 780 mil euros + IVA, com um prazo de execução de 364 dias. O presidente da Câmara está confiante que a empreitada consiga comparticipação de fundos comunitários, num montante que poderá chegar perto dos 600 mil euros. Uma decisão que deverá ser conhecida na próxima reunião do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro, que deverá acontecer no próximo mês de dezembro.

(2013-11-11) - Press Release