Ciclo BioInovação inspira-se na Natureza

10 setembro, 2019

Ciclo BioInovação inspira-se na Natureza

O Espaço Inovação Mealhada (EIM) vai promover o Ciclo de Eventos BioInovação, que incluiu palestras, workshops, exposições, passeios e visitas dedicados a diversas áreas cujo tema aglutinador é a inovação inspirada na natureza.

O ciclo tem como objetivo partilhar conhecimentos relacionados com inovação inspirada na natureza, nomeadamente dar a conhecer diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, perceber como é que este aproveitamento pode ser gerador de ideias e de negócios inovadores ou como podemos aplicar os conceitos de ambiente e sustentabilidade no meio empresarial. Cada um dos eventos terá um tema, desde as "BioIdeias de negócio" à criação de uma "BioMarca", de um "BioFestival de Outono" ao "BioNatal". 

Neste mês de outubro, são dois os dias dedicados à BioInovação. O primeiro evento deste ciclo acontece a 18 de outubro e centrar-se-á na ideia de criar ideias "bio" facilmente concretizáveis no dia-a-dia, reforçando a necessidade de proteção da biodiversidade e a perceção da importância dos ecossistemas para a preservação das espécies.

O segundo acontece a 25 de outubro e tem como tema "Algas: BioIdeias de negócio", com o objetivo de apresentar as algas como uma alternativa promissora para a indústria e um importante player no cenário futuro da utilização de algas como biofábricas para a produção de inúmeros produtos alinhados ao novo contexto de uma economia circular.

A participação neste ciclo é gratuita e está sujeita a inscrição que pode ser realizada através do telefone 231 281 513 ou dos formulários de cada um dos eventos.

PROGRAMA

"Biocriatividade"
18 de outubro | 17h30>19h30 l EIM
Dinamização: Paulo Nabais e Sónia Nabais, Living Place - Animação Turística
Inscrições: bit.ly/2FKTGs1 ou 231 281 513 (participação gratuita)

"Algas: BioIdeias de Negócio"
25 de outubro | 17h30>19h30 l EIM
Dinamização: Mariana Assunção - Algoteca de Coimbra (ACOI) / Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra
Inscrições: bit.ly/347kux3 ou 231 281 513 (participação gratuita))

"BioFestival de Outono"
9 e 10 de novembro | EIM e Casa Quinhentista (Pampilhosa)
Objetivo: dar a conhecer o lado tradicional da inovação
Atividades: workshops, passeios, showcooking, magusto, petiscos, mostra de produtos de outono, animação e cinema eco
Inscrições: bit.ly/2JxzEUd ou 231 281 513 (participação gratuita)

"Ser uma BioMarca" - Como tornar a comunicação do seu negócio mais sustentável e "amiga" do ambiente"
22 de novembro | 17h30>19h30 l EIM
Objetivos: conceitos correntes no dia a dia, como "economia verde", "consumo consciente", "escolhas sustentáveis", "reputação da marca" e o seu efeito nas escolhas do consumidor; - como criar estratégias de comunicação e marketing mais sustentáveis e que sejam, ao mesmo tempo, eficazes na obtenção de resultados;
- como fazer escolhas inteligentes, sustentáveis e eficazes de recursos, canais e materiais de comunicação e divulgação, tais como brindes, embalagens, faturação, publicidade;
- como as bioescolhas da marca podem ser uma forma de conseguir mais clientes e fidelizar os existentes.
Dinamização: Catarina Henriques, Lago de Ideias
Inscrições: bit.ly/2NpkiF1 ou 231 281 513 (participação gratuita)

"BioNatal: Realidade ou Utopia"
29 de novembro | 17h30> 19h30 l EIM
Objetivo: uma das épocas que mais desperdício se produz é, sem dúvida, a época natalícia. Sem estragar o espírito que envolve esta ocasião, pretende-se transmitir algumas ideias e dicas simples que poderão contribuir para a redução de desperdício e proporcionar, ao mesmo tempo, com familiares e amigos, momentos únicos que podem ser replicados.
Durante a sessão, os participantes irão colocar em prática algumas das ideias que lhes foram propostas durante a sessão, dando asas à sua imaginação.
Dinamização: Paulo Nabais e Sónia Nabais, Living Place - Animação Turística
Inscrições: bit.ly/322GQyN ou 231 281 513 (participação gratuita)

"Da Floresta para mesa da ceia de Natal"
6 de dezembro | 17h30> 19h00 l Centro de Interpretação Ambiental
Objetivo: no Natal, não é preciso investir muito dinheiro e tempo na decoração natalícia. Basta um pouco de criatividade e alguns materiais da floresta para decorar a casa e a mesa da ceia de Natal. Durante a sessão, os participantes irão criar arranjos de Natal inspirados na floresta, com ramos, frutos secos, pinhas e elementos decorativos natalícios.
Dinamização: Lídia Dias, Centro de Interpretação Ambiental
Inscrições: bit.ly/30JwVgj ou 231 205 389 (participação gratuita)